domingo, 31 de agosto de 2014

Análise da Fase de Grupos da UEFA Champions League 2014-2015


A competição mais importante da Europa, a Liga dos Campeões vai começar.Na verdade, já começou há uns dois meses atrás, com os timaços do Santa Coloma ( Andorra ), Banants ( Armênia ), HB ( Ilhas Faroe ), Lincoln Red Imps ( Gibraltar ), Levadia Tallinn ( Estônia ) e La Fiorita ( San Marino ). Ou seja, só as grande potências do futebol, tais como o Taiti. Não é todo país europeu que tem aqueles estádios, aqueles jogadores e tudo o que você está acostumado a ver na TV. O artilheiro desta edição não é, por enquanto, Messi, C. Ronaldo, Ibrahimovic, Neymar ou qualquer craque que está nos jornais esportivos e sim David Lafata, checo do Sparta Praha, com 7 gols. Uma pena o time dele ter sido eliminado.
Mas a parte mais refinada e famosa da Champions já tem os grupos definidos. A temporada 2014-2015 vai começar com tudo. Mesmo com a falta de times gigantes, como Manchester United, Milan e Inter de Milão. Mas times grandes como o Liverpool, estão de volta.
Grandes jogos, craques de todos os continentes e estádios lotados. Tudo isso na Champions, a segunda melhor competição de clubes do mundo, perdendo para a Libertadores aqui. Quem ganhar, vai para o Mundial de 2015 da Fifa, que será na Índia ou no Japão ( como sempre ). O Blog vai analisar grupo a grupo, de A a H, trazer os favoritos, os destaques de cada time e as possíveis surpresas. Que os jogos comecem!























Grupo A - Atlético de Madrid ( ESP ), Juventus ( ITA ), Olympiacos ( GRE ) e Malmö ( SUE) 

No grupo A da Champions, temos 4 campeões de seus países. O Atlético de Madrid é o atual campeão espanhol e vice-europeu, a Juventus da Itália, o Olympiacos da Grécia e o Malmö da Suécia. Claramente, Atlético e Juventus são os favoritos para se classificarem para a próxima fase. Entretanto, o Olympiacos pode surpreender qualquer um dos dois times grandes desta chave, pois na edição passada, quase derrotou o Manchester United nas Oitavas de Final. A Juventus que se cuide, pois foi eliminada na primeira fase da Champions passada para o Galatasaray . Resta o Malmö ser o azarão do grupo e na melhor das hipóteses, ficar em terceiro lugar e ter um lugar na segunda fase da Liga Europa.
Embora tenha perdido alguns de seus destaques, tais como Diego Costa, Filipe Luís e Courtois, o Atlético se reforçou bem com Mandzukic e Griezmann e mantém a base vencedora do Espanhol passado com, como a dupla de zaga Miranda e Godin, o meio-campista Koke e o lateral Juanfran. A Juventus aposta na base tri-campeã italiana com destaques para Pirlo, Tévez e Vidal. O Olympiacos aposta em jogadores que formaram a base da seleção grega e jogadores experientes, como o argentino Javier Saviola. Já o Malmö aposta em jogadores suecos para seguir em frente.

Times base:
Atlético de Madrid: Moyá ( Oblak ), Juanfran, Miranda, Godín e Guilherme Siqueira; Gabi, Tiago, Koke, Raul García ( Griezmann ) e Arda Turan; Mandzukic. Técnico: Diego Simeone.

Juventus: Buffon, Barzagli ( Cáceres ), Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Pirlo, Pogba, Vidal e Assamoah ( Evra ); Tévez ( Marchisio ) e Llorente. Técnico: Massimiliano Allegri

Olympiacos: Jiménez, Elabdellaoui, Botia, Masuaku e Abidal; Durmaz, Ndiga, Maniatis, Dossevi ( Kasami ) e Domínguez; Saviola  e Diamantakos. Técnico: Michel.

Malmö: Olsen, Tinnerholm, Johansson, Helander e Konate; Halsti, Adu, Thelin e Forsberg; Eriksson e Rosenberg. Técnico: Age Hareide.

Provável classificação:
1- Atlético de Madrid
2- Juventus
3- Olympiacos
4- Malmö

Grupo B - Real Madrid ( ESP ), Liverpool ( ING) , Basel ( SUI) e Ludogorets ( BUL )

Dois dos maiores campeões da Champions estão no mesmo grupo. Liverpool e Real Madrid prometem um dos melhores jogos desta primeira fase e certamente vão lutar pelos primeiros lugares deste rupo. Resta ao Basel e ao novato Ludogorets serem as prováveis surpresas do grupo ou lutarem para irem para a segunda fase da Liga Europa. Mas a zebra pode pintar
O Real Madrid vem forte para a temporada, além de ser o atual campeão do torneio. Com as contratações do campeão do mundo Kroos, do artilheiro da Copa James Rodríguez e do goleiro Navas. Mesmo perdendo Dí Maria, melhor jogador do real na final da última Champions, o Real mantém seus galáticos Bale, Benzema, Modric e especialmente o melhor do mundo, Cristiano Ronaldo. Mesmo perdendo o seu astro Luis Suárez para o Barcelona, o Liverpool manteve seus jovens destaques da última temporada, como Sturridge, Sterling e Philippe Coutinho. Ainda contratou muito, como o zagueiro Lovren, o meia Lallana e o atacante polêmico Mario Balotelli. Tudo para voltar bem a competição depois de quase 5 anos. O Basel perdeu seu principal destaque, o meia Salah para o Chealsea, mas tem no elenco o zagueiro argentino Samuel, campeão da Champions pela Inter de Milão. Já no time búlgaro conta como trunfo seus cinco jogadores brasileiros, porém desconhecidos por aqui.

Times base:
Real Madrid: Cassilas, Carvajal, Pepe ( Varane ), Sergio Ramos e Marcelo ( Coentrão); Kroos, Modric (Khedira ) e James; Bale, C. Ronaldo e Benzema. Técnico: Carlo Ancellotti.

Liverpool: Mignolet, Johnson, Agger ( Skrtel ou Sakho), Lovren e Moreno ( Flanagan ); Henderson, Gerrard, Allen e Coutinho; Sterling e Sturridge ( Balotelli ). Técnico: Brendan Rodgers.

Basel: Vaclíck, Degen, Suchý ( Samuel ), Schär e Bafari; Díaz, Gashi, Xhaka, El Nenny e Kakitani; Streller. Técnico: Paulo Sousa

Ludogorets: Stoyanov, J. Caiçara, Terziev, Moti e Minev; Dyakov, Fábio Espinho, Aleksandrov, Bezjak e Marcelinho; Misidjan. Técnico: Georgi Dermendzhiev.

Provável Classificação:
1- Real Madrid
2- Liverpool
3- Basel
4- Ludogorets

Grupo C - Benfica ( POR ),  Zenit ( RUS ),  Bayer Leverkusen ( ALE ) e Mônaco ( FRA )

O grupo mais equilibrado desta Champions. Benfica, Zenit, Bayer Leverkusen e Mônaco são times que podem não ser, neste momentos, favoritos à taça. Mas certamente irão fazer grandes jogos e qualquer um desses é favorito a passar. Benfica e Zenit , largam na frente. Mas o Bayern Leverkusen costuma dar trabalho aos grandes de seu país e o Mônaco, após um grande hiato, volta a cena com um time montado com a grana de um bilionário russo, tal como o Chelsea.
O Benfica, depois de muitas temporadas atrás do seu rival Porto, foi campeão em Portugal e conta com destaques como os brasileiro Lima, Luisão e agora, Júlio César . O Zenit foi vice-campeão da temporada russa, porém conta com um time que é base da seleção russa mais jogadores de seleção, tais como Hulk e Witsel. O Bayer Leverkusen aposta em jovens jogadores como Kruse, Son Heung e alguns experientes, como Rolfes. Já o Mônaco, perdeu sua grande estrela James e corre o risco de perder Falcão García para o Real Madrid. Porém, conta com jogadores experientes em seu elenco, como o português João Moutinho. Com tanto equilíbrio, a previsão é que a decisão de quem vai para a próxima fase, fica para a última rodada.

Times base:
Benfica: Artur ( Júlio César ), Maxi Pereira, Luisão, Jardel e Eliseu; Enzo Pérez, Ruben Amorim, Gaitán, Sálvio ( Talisca ) e  Sulejmani; Lima. Técnico: Jorge Jesus.

Zenit: Lodygin, Smolnikov, Garay, Lombaerts e Criscito; Faizulin, Witsel e Shatov ( Shirokov ); Hulk, Danny ( Kherzakov ) e Rondón. Técnico: André Villas- Boas.

Bayer Leverkusen: Leno, Jedvaj, Toprak, Spahic e Boenisch; Rolfes, Castro, Bellarabi, Çalhanoğlu, Heung Min; Kießling. Técnico: Roger Schmidt.

Mônaco: Subasic, Fabinho, R. Carvalho, Raggi e  Kurzawa ( Elderson); Toulalan, João Moutinho e Kondogbia; Carrasco, Germain e Berbatov. Técnico: Leonardo Jardim.

Provável classificação:
1- Benfica
2- Zenit
3- Bayer
4- Mônaco

Grupo D - Arsenal ( ING ) , Borussia Dortmund ( ALE ),  Galatasaray ( TUR ) e Anderlecht ( BEL )

Outro grupo complicado de saber o resultado final. Nesse grupo, estão Borussia Dortmund, Arsenal, Galatasaray e Anderlecht. Os dois primeiros são os ditos favoritos da chave, mas o time turco pode surpreender como fez nas últimas edições e dar trabalho para os favoritos. O time belga corre muito por fora e luta pela Liga Europa, ficando em terceiro lugar. Vice-campeão europeu da edição 2012-2013, o Borussia tenta manter o bom fôlego das últimas edições. O Arsenal sempre cai nas oitavas e quer ir mais longe. O Galatasaray  e Anderlecht serão os azarões deste grupo.
O Borussia perdeu Lewandowski para o rival Bayern de Munique, porém se reforçou no ataque com Adrián Ramos, Immobile, artilheiro do último campeonato italiano e na zaga, reforçou-se com o zagueiro campeão do mundo Ginter. Mantém os destaques Reus e Hummels e ainda espera contar com o ídolo do passado, Shinji Kagawa. O Arsenal contratou Sánchez e o bom goleiro Ospina, mantendo no elenco Özil. O Galatasaray perdeu Drogba, mas ainda tem o experiente Sneidjer no time, bem como o brasileiro Felipe Melo. O Anderlecht se reforçou com o experiente Defour, ex- Porto. Com tantos reforços e jogadores experientes, a disputa nesta chave promete. Mas os times inglês e alemão saem na frente.

Times base:
Arsenal: Ospina, Debuchy, Mertesacker, Koscielny e N. Monreal; Flamini, Wilshere, Cazorla, Oxlande-Chamberlain ( Giroud ) e Özil; Sánchez. Técnico: Arsène Wenger.

Borussia Dortmund: Weindefeller, Piszcek, Hummels, Subotic e Schmelzer ( Durm ); Kehl, Bender ( Sahin ou Gundogan ), Jojic ( Błaszczykowski ), Reus e Mkhitaryan; Aubameyang ( Immobile ou Ramos ). Técnico: Jurgen Klopp.

Galatasaray: Muslera, Balta, Chedjou e Kaya; F. Melo, Inan, Kurtuluş, Sneidjer e Sari; Yilmaz e Bruma. Técnico: Cesare Prandelli.

Anderlecht:  Proto, N´Sakala, Mbemba, Nuytinck e Deschacht; Defour, Tielemans, Kabasele e Praet; M. Suárez e Mitrovic. Técnico: Besnik Hasi. 

Provável classificação:
1- Borussia Dortmund
2- Arsenal
3- Galatasaray
4- Anderlecht

Grupo E- Bayern de Munique ( ALE), Machester City ( ING ), CSKA ( RUS) e Roma ( ITA)

Outro grupo bastante imprevisível. Embora o grupo conte com um dos favoritos ao título, nesse caso o Bayern de Munique, há outro time que pode bater de frente com o time bávaro: trata-se do time milionário do Manchester City, rival do United, que está fora desta edição para a alegria do lado azul de Manchester. Sem esquecer do campeão russo CSKA e do time italiano da Roma, de volta após 5 anos de ausência. Este grupo é similar ao grupo D da edição passada, com a diferença que a Roma está no lugar do tcheco Vicktoria Plsen, deixando o grupo mais forte e com várias chances de eliminação de um dos grandes dessa chave. Mesmo com um time muito forte, o M. City já foi eliminado na primeira fase em outras duas edições passadas. Mas com um time mais experiente, é esperado que M. City e Bayern passem fácil pelo grupo e os dois times restantes disputem a vaga para a Liga Europa.
O M. City fez compras mais discretas nessa temporada e trouxe o zagueiro Mangala, o volante Fernando e o lateral Sagna. Manteve as estrelas do elenco como os meias Yaya Touré, Sami Nasri e David Silva, bem como os atacantes Aguero, Dzeko e Jovetic, que começou bem a temporada. Já na Alemanha, os bávaros perderam Kroos e Mandzukic, mas contrataram Xabi Alonso e o polonês Lewandowski para esta edição, mantendo a base da seleção alemã em seu time ( Neuer, Lahm, Boateng, Schweinsteiger e Götze) e os craques Robben e Ribery. A Roma vem liderada pelo experiente capitão Totti e de um time formado por bons jogadores como Gervinho, o experiente lateral Maicon e o meia Pjanic. Já o CSKA contém a base da seleção da Russia e conta no seu elenco bons jogadores como o nigeriano Musa e o sérvio Tosic. Com bons destaques nestas equipes, o grupo promete altas emoções ao amantes da competição.

Times base:
Bayern de Munique: Neuer, Rafinha, Boateng, Dante e Alaba; J. Martínez ( Lahm ), Schweinsteiger. T. Alcântara ( Götze), Robben e Ribery; Muller ( Lewandowski ). Técnico: Pep Guardiola.

M. City: Hart, Sagna ( Zabaleta ), Mangala ( Demichelis ), Kompany e Clichy ( Kolarov ); Fernando ( Fernandinho ),  Touré, Nasri, D. Silva; Aguero ( Jovetic ) e Dzeko. Técnico: Manuel Pellegrini.

Roma: De Sanctis, Torosidis ( Maicon ), Manolas ( Castán ), Astori e A. Cole; De Rossi, Strootman ( Nainggolan, Pjanic, Totti e Iturbe ( Keita ou Borriello) ; Gervinho. Técnico: Rudy García.

CSKA: Akinveev, M. Fernandes, Berezutski, Ignashevich e Nabakin; Eremenko, Wernbloom, Natcho, Tosic e Milanov ( Doumbia ); Musa. Técnico: Leonid Slutsky.

Provável classificação:
1- Bayern
2- M. City
3- Roma
4- CSKA

Grupo F - Barcelona ( ESP), PSG ( FRA ), Ajax ( HOL ) e Apoel ( CHI)

Dois dos favoritos no mesmo grupo. Barcelona e PSG vão duelar pelo primeiro lugar da chave e mostrar quem pode ser mais que quem. São dois favoritos ao título, com o Ajax e Apoel como coadjuvantes de luxo, pois podem surpreender. O Ajax já na edição passada, derrotou o Barcelona e pode surpreender. O Apoel já chegou às quartas de uma Champions, mas dificilmente terá chance de repetir o feito, pelo menos nessa edição. Já o PSG briga com o Barça pelo primeiro e possui um time mais sólido e experiente das últimas edições pode ir além das quartas, onde foi eliminado das outras edições, justamente uma delas, para o Barcelona. Chance de revanche.
O Barça vem reforçado de bons jogadores como o croata Rakitic e o experiente zagueiro Mathieu e o grande reforço é o uruguaio Luiz Suárez, mas este último vai jogar apenas em novembro. Até lá, o time vai com suas estrelas mais do que conhecidas como Messi, Neymar ( como joga, diria Galvão ), Iniesta e Mascherano. Xavi, embora seja o capitão, pode perder a vaga de titular para Rakitic. O PSG vem com as estrelas Ibrahimovic, Lavezzi, Cavanni, Lucas,Thiago Silva e agora David Luiz, o zagueiro mais caro da história. O Ajax vem com suas crias da base , mas corre o risco de perder o lateral-esquerdo Blind, destaque da última Copa pela Holanda. Já o Apoel vem com muitos brasileiros na equipe e com muitos cipriotas e gregos formando a equipe que domina o futebol do país e que vem passando pelos playoffs sempre. Mas terá que ser valente para conquistar ao menos a Liga Europa, pois temos 8 títulos de Champions nele ( 4 do Barcelona e 4 do Ajax ).

Times base:
Barcelona: Bravo ( Ter Stegen), Daniel Alves ( Douglas ), Piqué, Mathieu ( Mascherano ) e Jordi Alba; Busquets, Xavi ( Rakitic ) e Iniesta; Neymar, Messi e Suárez ( Pedro ). Técnico: Luis Enrique.

PSG: Sirigu, Van der Wiel ( Aurier), Thiago Silva ( Marquinhos ), David Luiz e Maxwell ( Digne ); Cabaye, Matuidi e Verratti ( Pastre); Lavezzi ( Lucas ), Cavanni e Ibrahimovic. Técnico: Laurent Blanc.

Ajax: Cilessen, Van Rhijin, Veltman, Moisander e Boilesen; Viergever, Klassen ( Blind ) e Serero; El Ghazi, Schöne e Kolbeinn. Técnico: Frank de Boer.

Apoel: Pardo, Mário Sérgio, João Guilherme, Carlão e Antoniades; N. Moraes, Vinicius, Tiago Gomes e Gustavo Manduca; De Vicentti e Sheridan. Técnico: Giorgios Donis.

Provável Classificação:
1- PSG
2- Barcelona
3- Ajax
4- Apoel

Grupo G - Chelsea ( ING), Schalke 04 (ALE), Sporting Lisboa ( POR) e Maribor ( ESL )

Este grupo é o mais previsível dos já anteriormente citados. O grande favorito deste grupo é o Chelsea da Inglaterra. Semifinalista da última temporada, é um dos favoritos para o título. A disputa mesmo ficará para o segundo lugar. Sporting e Schalke 04 vão disputar até o fim uma vaga na próxima fase e o Maribor, que poderia ser uma novidade, já participou de uma Champions, mas isso em 1999. Mas assim como naquela época, irá tentar lutar por uma vaga na Liga Europa e tentará atrapalhar o restante do grupo, mas ficará na lanterna.
O Chelsea se reforçou muito, especialmente do Atlético de Madrid, algoz do time na edição passada. Vieram o goleiro Courtois, o lateral Filipe Luis e o atacante brasileiro naturalizado espanhol Diego Costa. Além deles, chegaram Fábregas, do Barcelona e o ídolo da equipe Drogba, que retornou. Sem contar os destaques do time já conhecidos como Oscar, Hazard e William. O Schalke 04 aposta em uma mescla de jogadores experientes, como o K. Prince Boateng, com jovens, especialmente o campeão do mundo Draxler de apenas 20 anos. O Sporting volta após um longo período apostando em jovens da base, tais como William Carvalho e Mané. O grande reforço do time português é Nani, que saiu do M. United. Já o Maribor, tentará surpreender com jogadores eslovenos junto de estrangeiros, sobretudo os brasileiros.

Times base:
Chelsea: Courtois ( Cech ), Ivanovic, Cahill, Terry e Filipe Luis ( Azpilicueta ); Matic, Ramires, Fabregas, Hazard e Oscar ( William ); Diego Costa. Técnico: José Mourinho.

Schalke 04: Färhmann, Ayham ( Uchida ), Felipe Santana, Matip e Höwedes; Kirchloff, Höger, S. Sam, Draxler e Meyer; Choupo- Moting ( Huntelaar ). Técnico: Jens Keller.

Sporting: Rui Patrício, Esgaio, Mauricio, Sarr e Jefferson; William Carvalho, André Almeida, Andrien, Nani e Carrillo ( Capel ); Slimani. Técnico: Marco Silva.

Maribor: Handanovic, Stojanovic, Rajcevic, Suler e Viler; Mertelj, Filipovic, Vrsic e Ibraimi; Mendy e Marcos Tavares. Técnico: Ante Simudza.

Provável classificação:
1- Chelsea
2- Sporting
3- Schalke
4- Maribor

Grupo H - Porto (POR), Shakhtar Donetsk ( UCR), Athletic Bilbao ( ESP ) e BATE ( BIE)

Tal como o grupo C, não possui grandes times de destaque no cenário europeu e mundial. Mas neste grupo, há equipes que podem surpreender mais para frente. O Porto é o time mais tradicional da chave, que foi campeão europeu duas vezes e sempre acostumado a Champions League. Apesar da eliminação da edição passada ser doida, o time melhorou e pode ir melhor. O Shakhtar pode ir mais a frente, porém a crise interna que Ucrânia sofre faz o time jogar longe de sua cidade, Donestk, cidade majoritariamente composta de russos que querem a separação do país. O Athletic Bilbao, time nacionalista basco, que só contrata jogadores bascos, pode ir longe, tem bons nomes na equipe e pode ser o primeiro do grupo. Resta ao BATE Borisov, da Bielorrússia , disputar uma vaga para a Liga Europa, mas pode atrapalhar.
O Porto perdeu alguns de seus melhores jogadores, como o zagueiro Mangala e o volante Fernando para o M. City. Mas contratou bem com o dinheiro que lucrou, como o argelino Brahimi, o camaronês Aboubakar, o holandês Martins Indi, o brasileiro Casemiro ( ex- Real Madrid ) e o mexicano Reyes. O Shaktar mantém as estrelas brasileiras no elenco, como Luiz Adriano, Alex Teixeira, Ilsinho, Douglas Costa e Bernard. porém passou por turbulências no início da temporada, com seis jogadores recusando voltar à Ucrânia. O Athletic Bilbao também manteve seus jogadores da campanha passada, perdendo Ander Herrera para o M. United. Mas manteve o zagueiro Laporte, o meia Iturraspe e o atacante Aduriz. Já o BATE conta com jogadores da casa e tenta surpreender nesse grupo.

Times base:
Porto: Helton, Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Casemiro, H. Herrera, Rúben Neves ( Quaresma ), Brahimi e O. Torres ( Tello ); J. Martínez. Técnico: Julen Lopetegui.

Shakthar Donetsk: Pyatov, Srna, Krivtsov, Rakitskiy e Schevchuk ( Márcio Azevedo ); Fernando, Alex Teixeira, Douglas Costa, Taison  e Gladkiy; Luiz Adriano. Técnico: Mircea Lucescu.

Athletic Bilbao: Iraizoz, De Marcos, Laporte, Gurpegi e Balenziaga; M. Rico, Iturraspe, Susaeta, Muniain e Beñat; Aduriz. Técnico: Ernesto Valverde.

BATE: Chernik, Khagush, Polyakov, Flipenko e Mladenovic; Likhtarovich, Olekhnovich, Volodko, Gordeychuk e Krivets; Rodionov. Técnico: Aleksandr Yermakovich.

A partir do dia 16/09, na televisão mais próxima de você todos estes craques em campo. Bom espetáculo!







Fonte das escalações : Aqui mesmo!











Um comentário: