sábado, 15 de novembro de 2014

As 7 bandas de rock com os melhores instrumentistas

Fala galera, quanto tempo! Tava com saudade de escrever, semana de provas matam qualquer um. Agora que passaram as primeiras provas, arranjei um tempo para escrever aqui. E escolhi um tema leve e gostoso para discutir com vocês.
Gosto de vários ritmos, mas o rock é o que mais escuto e curto. Não, Engenheiros do Hawaii não é minha banda favorita e nem da maioria dos engenheiros, mas é um excelente banda. No geral, curto muita guitarra distorcida, silenciosa ou mais técnica. E são bandas técnicas, com os melhores de seus instrumentos entre seus integrantes. Nem todas as bandas que citarei aqui eu sou fã, mas de uma coisa é certa: baseada em análises em rankings de instrumentos, seus integrantes estão entre os melhores da história. Não sou músico, mas posso dar minhas opiniões como fã.
Como o mundo não é singular, cada um terá sua opinião de quais são as melhores bandas. Mas muitos podem concordar com esse post.

7° The Beatles



Começo pela maior banda de rock da história. Os Beatles revolucionaram não apenas o rock, mas também toda a história da música em geral. Os videoclipes? Eles criaram. As turnês? Idem. Populares em todos os lugares do mundo, os Beatles até hoje se fazem influentes. Seja pelos seu ex-membros vivos ou falecidos.
A banda reuniu quatro grandes talentos em seus instrumentos. Paul MacCartney sempre é citado como um dos grandes baixistas da história, e segundo a Rolling Stone é o 3° melhor baixista de todos os tempos (embora alguns contestem, mas é inegável sua influência). George Harrison é considerado pela revista Rolling Stone como o 11°melhor guitarrista do mundo. John Lennon, o mais conhecido Beatle é o 55° melhor guitarrista de todos os tempos e o 5°maior cantor da história, pela Rolling Stone. Ringo Starr, o baterista da banda é considerado o 10° melhor baterista da história, segundo a Gibson. 
Alguns contestam tais atribuições, pelo fato das músicas da banda não terem lá acordes e riffs complexos e sim, arranjos bem simples. Mas talvez seja o fato de serem simples para tais atribuições aos membros dos Beatles. Embora simples, tais músicas influenciaram o rock e o mundo da música para sempre. 




6° Black Sabbath



Mais uma banda revolucionária do rock. Do mais simples para o mais obscuro e pesado. Assim, a banda de Birmingham mudou o rock. O Black Sabbath surgiu na mesma Inglaterra dos Beatles, no fim da década de 60. Embora seus membros consideram a banda como Hard Rock, é inegável que o Black Sabbath criou o Heavy Metal (ou foi um dos seus criadores).
A banda inovou pelo simples fatos de aumentarem o som do blues que tanto gostavam. E adicionarem a ele um tom mais obscuro e sombrio, inspirados pelo filme italiano exibido na Inglaterra como Black Sabbath. Como eram fãs de magia e ocultismo, adicionaram isso aos temas da banda. Sem contar que os instrumentistas da banda colaboraram muito para isso. Tony Iommi, o único membro da banda em todas as formações é considerado pela RS como o 25° melhor guitarrista da história (embora eu ache que deveria estar no top 10). Geezer Butler é sempre considerado um dos grandes baixistas do heavy metal, influente até hoje. Bill Ward, embora nunca esteja nas posições mais altas entre os bateristas (na RS, está em 34°), sempre somou a banda, seja em suas composições e fazendo um bom papel na bateria. Sem contar os vocalistas que fizeram parte da banda, tais como Ozzy Osbourne, da formação original, Ronnie James Dio (falecido) e até mesmo Ian Gillan, mais conhecido por ter sido vocalista do Deep Purple. Todos eles entre os melhores vocalistas da história.
Seja como for, a influência do Black Sabbath se arrastou para muitas bandas até hoje e a banda é referência no que se refere ao heavy metal.


5° Pink Floyd



E os ingleses sabem reunir prodígios nos instrumentos. Na quinta colocação desta lista, está uma das bandas mais psicodélicas e progressivas da história. Trata-se do Pink Floyd, banda que surgiu na cidade de Cambridge (mesma da famosa universidade), por estudantes da própria universidade. Isso refletia nas letras é claro, cheias de teor filosófico e críticas sociais fortes.
A banda ficou marcada por seus shows marcantes e capas de álbuns marcantes, como o famoso The Dark Side of Moon (1973) e várias experiências musicais, típicas do rock progressivo. E para vários experimentos musicais, precisava de grande instrumentistas para realizá-lo. A banda contou com alguns dos mais notáveis instrumentistas da história. A começar e destacar os guitarristas, Syd Barrett (já falecido) e David Gilmour. Com o último, o Pink Floyd atingiu sua máxima popularidade e David Gilmour é considerado o 14° melhor guitarrista da história pela RS. Roger Waters, embora não esteja entre os grandes baixistas de todos os tempos, sempre é reconhecido como o líder intelectual do grupo e principal compositor da banda, após a saída de Barrett. Nick Manson está na 53° posição entre os melhores bateristas da história e estava sempre em boa sincronia com o baixo de Waters. E por fim, Richard Wright (já falecido) foi o tecladista da banda  e sempre presente nas listas feitas por fãs como um dos melhores tecladistas de todos os tempos. Mérito a sua importância na banda, pois sem ele, o som da banda não seria tão marcante assim.
O Pink Floyd influenciou gerações e apesar da banda ter acabado, ainda conquista novos fãs até hoje. Os integrantes ainda vivos tem carreiras solos bem sucedidas, especialmente Roger Waters. As letras da banda estão entre as melhores composições e vale lembrar o sucesso comercial da banda, que já vendeu mais de 250 milhões de discos durante a carreira. Graças ao talento instrumental da banda.




4° The Who


Ainda em território inglês, chegamos ao nosso quarto lugar. E na mesma época de Pink Floyd, Black Sabbath e Beatles, surgiu uma das bandas mais influentes do rock, em praticamente todos os gêneros. Falo de uma das bandas mais rebeldes da história, o The Who. 
O The Who surgiu nos anos 60 e se destacava por apresentações extremamente agressivas, sendo a primeira banda a quebrar guitarras e baterias nos shows. Os membros irreverentes nos palco, apesar da loucura, sempre são citados como alguns dos melhores em seus instrumentos. A formação original consistia em Pete Townshend (guitarra), Roger Daltrey (vocais), Keith Moon (bateria) e John Entwistle (baixo). Pete Townshend sempre é citado como um dos grandes guitarristas da história, estando em 10° lugar no ranking da RS e 15° lugar na lista feita pela Mojo. Roger Daltrey é conhecido como um grande vocalista e por girar o microfone nas apresentações. John Entwistle sempre é citado entre os maiores baixistas da história, considerado o melhor pela revista Rolling Stone e figurando sempre no top 10 das lista da Music Radar (8° lugar) e do site Ultimate Guitar (7° lugar). Por fim, Keith Moon, conhecido mundialmente como "Keith o lunático", sempre quebrando a bateria no fim das apresentações. Muitos o consideram o maior baterista da história, um dos mais influentes e como um dos melhores, estando em 3° na lista da RS e da Gibson, mesmo falecido há mais de 35 anos. Além disso, Keith foi autodidata em seu instrumento.
A rebeldia das músicas e das apresentações da banda influenciaram gerações a frente. O The Who é sempre considerado como um das origens do Punk Rock, do Opera Rock e do Art Rock. Talvez seja a banda mais alternativa da época.


3° Dream Theater



Deixamos a terra da rainha por enquanto. Hora de se aventurar um pouco pelos EUA, terra das bandas mais bem sucedidas da história. Aerosmith, Guns N´Roses, Kiss, Metallica e Van Halen surgiram na terra do Tio Sam. Embora estas bandas tenham muitos dos maiores instrumentistas da história, outra banda, um pouco menos conhecida, figura aqui na lista. A banda reuniu alguns dos melhores instrumentistas da atualidade e é conhecida por sua qualidade elevada e músicas longas. A banda em questão é o Dream Theater.
A banda surgiu na década de 80 e começou a fazer sucesso nos anos 90. A qualidade de seus músicos impressionou a todos e seus shows passaram a ser conhecidos. A qualidade de seus membros influencia os músicos atuais. A começar pelo ex-baterista Mike Portnoy, considerado o melhor baterista da atualidade, extremamente virtuoso e por tocar baterias gigantescas e cantar em algumas faixas, mesmo tocando uma bateria gigante. Além disso, Portnoy aprendeu sozinho a tocar. Na lista da Rolling Stone, ele aparece em 8° lugar entre todos os tempos. John Myung, conhecido por ser o membro mais calado da banda, é o melhor baixista da atualidade e com um grande presença de palco ao vivo. John Petrucci é um dos líderes da banda, e sempre apresenta grande variação nos solos da banda. Jordan Rudess é o tecladista, sempre citado como um dos maiores de todos os tempos em seu instrumento, contribuindo para a sonoridade da banda. Por fim, James Labrie, um vocalista que embora não seja brilhante, tem um vocal que combina bem com o estilo da banda.
Embora o melhor músico da banda, Mike Portnoy, tenha saído da banda recentemente, a banda continou bem e trouxe um substituto a altura, neste caso, Mike Mangini. A banda segue firme e forte até hoje, com seus álbuns bem conceituais e shows ao vivo incríveis. 



2° Led Zeppelin



Voltei para a Inglaterra. Vocês já devem estar de saco cheio de bandas inglesas no ranking. Pera lá, está acabando. Mas vai terminar em grande estilo, com um das maiores bandas de todos os tempos, um das mais influentes e que conquista muita gente até hoje. Foi um das bandas fundadoras do Hard Rock e Heavy Metal. Estou falando da banda surgida no fim da década de 60, o Led Zeppelin.
A banda, inicialmente impopular para os críticos, conseguiu vendas impressionantes, dominando as listas dos mais vendidos. Muito do sucesso deve-se aos seus integrantes, sempre apontados como os melhores da história em seus instrumentos. Começarei com o vocalista Robert Plant, considerado o maior vocalista da história do Heavy Metal e do Rock em geral (embora prefira Rob Halford, do Judas Priest), conhecido por sua voz extremamente aguda e capaz de imitar até orgasmos femininos (visto em Wholle Lotta Love). Jimmy Page é o lendário guitarrista da banda, citado como o melhor da história do Heavy Metal e um dos melhores da história, com riffs pesados e embalados e influenciados pelo blues. Está em 2° na lista da Rolling Stone (atrás apenas de Jimi Hendrix). John Paul Jones, o baixista e tecladista da banda, sempre considerado um expert nos seus instrumentos e um dos mais influentes instrumentistas da história, muitos consideram injusta a posição de número 6 que ocupa no ranking da Rolling Stone. Para terminar, o legendário John Bonham, considerado o melhor baterista da história e o mais influente até hoje, citado sempre pelos grandes bateristas atuais. O estilo de tocar de Bonham influenciou até mesmo os seus "rivais" nos rankings das revistas especializadas. O estilo pesado e rápido de bonham era essencial na banda. Tão essencial, que após sua morte, em 1980, a banda achou impossível continuar sem ele na batera. A banda chegou ao fim após o ocorrido.
Após a morte de Bonham, cada um foi para carreira solo, reunindo-se apenas em ocasiões muito especiais. Tão especiais que a banda só se apresentou junta apenas 5 vezes após seu fim, sendo a última vez em 2012. Apesar disso, o espírito da banda permanece vivo em cada fã ao redor do mundo.


1° Rush



O primeiro lugar desta lista não é inglês, tampouco estadudinense. A primeira posição vai para o Canadá. A banda em questão é uma das mais técnicas do mundo, influenciou bandas mundo afora (como o Dream Theater|) e continua viva até hoje contando história e fazendo shows pelo mundo. Sua letras filosóficas, baseadas em ficção científica e fantasia aliadas a técnica complexa de seus membros, tornou a banda uma das melhores da história. Pois é amigos, estou falando do Rush.
Na ativa desde 1968, a banda se firmou a partir de 1974, com a saída do baterista John Rutsey para a entrada de Neil Peart. E é por Neil que começarei a falar dos instrumentistas da banda. Neil Peart é considerado o maior baterista da história ainda vivo. Influenciado por Keith Moon e John Bonham, Peart desenvolveu um estilo único de tocar, aliando o peso do rock a complexidade e velocidade do jazz, sempre se destacando nas apresentações ao vivo e por ser o principal letrista da banda. Peart influenciou todos os bateristas que surgiram após ele. Os outros membros não ficam atrás. Geddy Lee é o vocalista e baixista da banda. Além de ter um ótimo vocal, que não se desgastou com o tempo, Lee é um dos maiores baixistas da história e é considerado o melhor baixista vivo, apesar da injusta 4° colocação dele no ranking da RS. O seu estilo rápido e com bastante pegada, combinou-se com o estilo rápido e complexo de Peart. Fazendo tudo isso ao mesmo tempo que ele canta. Alex Lifeson, o guitarrista da banda é um dos grandes da história. Imprimindo um estilo único de tocar, Alex sempre busca novas sonoridades e estilos, tanto que é conhecido como o "cientista" da banda. Além disso, talvez seja o membro mais injustiçados da banda, estando na posição 98 de 100 no ranking da RS, contestado por muitos fãs. Alex merceia estar pelo menos entre os 10 primeiros, em minha opinião.
O Rush é o melhor Trio da História. Reunindo os melhores em seus instrumentos, que foram influenciados por grandes nomes e influenciaram outros grandes nomes, a banda canadense é sem dúvidas a banda mais completa da história tecnicamente. Mesmo não obtendo recordes comercialmente, o que mais importa é a arte que eles deixam para o mundo.


Sentiu falta de alguma banda aqui? Comente aqui, pois cada um sempre terá uma opinião diferente. Até logo!

3 comentários:

  1. Bela lista, muito bem comparada. Só faltou Deep Purple

    ResponderExcluir
  2. Bela lista, só faltou aí Deep Purple.

    ResponderExcluir
  3. Impressionante suas dicas me agradaram bastante indiquei seu blog para todos os meus amigos muito obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.

    ResponderExcluir