sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

A origem dos nomes das estações de metrô - Linha Verde

Olá amigos, cá estou eu aqui de novo. De folga mais uma vez, vou continuar minha série de reportagem sobre a origem dos nomes das estações de metrô de São Paulo. Claro, muitos nomes são óbvios de se descobrir, já que fazem referência a bairros, ruas, praças ou parques. Mas você sabe a origem destes nomes?
Por isso, eu estou aqui para ajudá-los. Agora, sairemos da Linha Azul para a Linha 2 - Verde. Apesar de ter 2 no nome, foi a terceira a ser construída e inaugurada. As primeiras estações foram inauguradas na década de 90 e a linha, que liga a Vila Madalena na Zona Oeste à Vila Prudente na Zona Leste, passa pela Avenida Paulista e pela região Centro Sul da capital. futuramente, segundo a lenda, deverá ser expandida da Vila Prudente para outras partes da Zona Leste e chegará em Guarulhos (quando este dia vai chegar?). Seja como for, só iremos falar das estações existentes aqui. na extensão de 14,7 km. Mas se quiserem, já posso adiantar uns nomes de mais pra frente. Mas, vamos que vamos!
Esta é mais uma matéria da série, "A origem dos nomes das estações de metrô", para ver as outras matérias, acesse aqui:
Linha Azul:http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de.html
Linha Vermelha: http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_7.html
Linha Amarela: http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_30.html
Linha Lilás: Em breve!

Vila Madalena

Estação Vila Madalena
Saída da Estação
Inaugurada em 1998, é a primeira estação da nossa viagem. O nome do bairro é do bairro onde fica, famoso pela vida boêmia e pelas festas na região de Pinheiras. Mas a Madalena do nome não é a da novela. O nome do bairro, que anteriormente era habitado por indígenas e se chamava Vila dos Farrapos, veio de Madalena, uma das três filhas de um rico proprietário português. Cada uma de suas filhas ficou com parte de suas terras e as nomeou com seus nomes. A Vila Madalena recebeu o nome desta Madalena, enquanto os bairros vizinhos a Vila Madalena são a Vila Ida e Vila Beatriz, irmãs da Madalena.

O bairro da Vila Madalena em um dia normal.

Santuário Nossa Senhora de Fátima - Sumaré

Estação S. N. Sra. de Fátima-Sumaré
Totem da estação.
A estação que fica abaixo do viaduto da Avenida Dr. Arnaldo sob a Avenida Paulo VI se chamava apenas Sumaré até 2005. O nome Sumaré também é do bairro que fica a estação, que se chama assim devido ao loteamento da região que foi feita pela empresa Sociedade Paulista de Terrenos e construções Sumaré Ltda, que criou o bairro com o objetivo dele ser um bairro-jardim. Falando em Jardim, Sumaré é o nome popular de uma orquídea chamada Cyrtopodium punctatum. A adição do nome da estação veio da proximidade da estação com o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, dedicada a padroeira de Portugal.
Bairro do Sumaré, visto de cima.
Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré
Orquídea que deu nome ao bairro.




Clínicas

Estação Clínicas
Saída da Estação na Avenida Dr. Arnaldo.
Essa é óbvia. A proximidade com o Hospital das Clínicas, o principal hospital público universitário de São Paulo. Lá funciona também a Escola de Medicina da USP e outros institutos de pesquisa relacionados a saúde.

Vista aérea do Hospital das Clínicas, importante pólo de pesquisa.

Consolação

Estação Consolação
Saída da Estação.
A estação, apesar do nome, não fica na Rua da Consolação e sim, no cruzamento da Avenida Paulista com a Rua Augusta. Embora próxima da rua citada, o seu nome faz referência ao distrito da Consolação, onde a estação fica. O nome Consolação vem da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, localizada no final da Rua da Consolação e que deu nome ao bairro/distrito.

Rua da Consolação.
Igreja de Nossa Senhora da Consolação, que dá nome ao bairro. Igreja original
é de 1789


Trianon-Masp

Estação Trianon Masp
Saída da Estação.
Uma junção de dois lugares frentes um ao outro, embora nenhum deles fica do lado da estação. Mas o nome Trianon vem do parque Trianon, um das poucas áreas verdes da região e que tem seu nome vindo do Belvedere Trianon, uma área em que a elite paulistana se reunia e de lá, tinha uma vista para o Vale do Anhangabaú. O Belvedere não existe mais e no local, foi construído o MASP, inaugurado em 1968 e é hoje um dos principais museus da América Latina e um ícone da arquitetura e da engenharia.

Masp e ao lado, o Parque Trianon.

Brigadeiro

Estação Brigadeiro
Saída da Estação.
A estação fica do lado (essa sim) da Avenida Brigadeiro Luis Antônio, que liga o Centro de São Paulo a Avenida Santo Amaro. O Brigadeiro em questão é Luis Antônio de Sousa Queirós, um grande proprietário de terras do Estado de São Paulo nos séculos XVIII e XIX e filantropo, que ajudou financeiramente a Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Avenida Brigadeiro Luís Antônio.

Paraíso


Ana Rosa

Chácara Klabin

Estação Chácara Klabin
Saída da Estação, que fica na Rua Vergueiro.
A primeira das novas estações da linha, foi inaugurada em 2006. Localizada em uma das áreas mais nobres da Vila Mariana, recebeu o nome da família Klabin, família de origem judaica-lituana que loteou a região na década de 70, quando a área que hoje é nobre, era a maior favela da cidade. A família é dona da empresa Klabin, uma das maiores fabricantes de papel do país. A estação é a menos movimentada de todas as linhas do metrô, mas isso poderá mudar quando ela estiver integrada a Linha 5 - Lilás.

Bairro da Chácara Klabin, que se valorizou muito com a estação.

Santos-Imigrantes

Estação Santos-Imigrantes
Entrada da Estação.
A estação inaugurada também em 2006 tinha só o nome de Imigrantes. O nome se deve ao fato dela estar sob a Avenida Ricardo Jafet (Jafet foi um advogado e banqueiro de origem libanesa), que dá acesso a Rodovia dos Imigrantes, que liga a capital a baixada santista. E falando de Santos, o nome adicionado a estação em 2008, faz referência ao clube da cidade de Santos, que possui muitos torcedores em São Paulo e revelou diversos craques para o mundo.
Santos Futebol Clube, um dos maiores clubes do Brasil
Avenida Ricardo Jafet, que liga a Rodovia dos Imigrantes e a
Cidade de Santos.

Alto do Ipiranga

Estação Alto do Ipiranga
Saída.
Uma das estações mais fundas do sistema, fica no bairro do Ipiranga. As luzes da estação fazem referência ao bairro em que ocorreu a proclamação da Independência do Brasil. O nome do bairro, um dos mais conhecidos de São Paulo vem do Riacho do Ipiranga, que corta o bairro. Ipiranga na língua tupi significa "rio vermelho", devido a água barrenta do curso d'água.  

Riacho do Ipiranga, que nomeou a Estação e o Bairro.
Atualmente, sofre com a polução

Sacomã

Estação Sacomã
Totem da estação.
Uma das estações mais modernas da linha, foi inaugurada em 2010. Integrada ao Expresso Tiradentes, a estação leva o nome do bairro do Sacomã, embora a localização da estação não fica no bairro e sim, no Ipiranga. Apesar disso, o lugar recebe o nome de uma antiga fábrica francesa chamada "Estabelecimento Cerâmico Saccoman Frères". A firma não existe mais e o lugar onde ela ficava, atualmente é a Vila Heliópolis, bairro que sucedeu a Favela de Heliópolis.

Bairro do Sacomã

Tamanduateí

Estação Tamanduateí
Saída da renovada estação
A estação está acima da Estação Tamanduateí da CPTM. Localizada no bairro da Vila Carioca, a estação recebe o nome do Rio homônimo, que na língua tupi significa "Rio do tamanduá verdadeiro", devido a grande quantidade de tamanduás que existiam nas margens do rio, atraídos pelas formigas existentes em suas margens. O rio é o segundo mais extenso da capital, nascendo em Mauá e deságua no Rio Tietê.

Rio Tamanduateí, nomeia a estação, mas sofre com a poluição.

Vila Prudente

Estação Vila Prudente
Exterior da estação.
Por enquanto, a última estação da linha. A estação que já está integrada ao monotrilho da Linha 15 - Prata e ao Expresso Tiradentes, recebe o nome do bairro da Zona Leste. O nome do bairro veio da admiração de seus fundadores, os irmãos italianos Falchi, pelo presidente Prudente de Morais, que foi governador de São Paulo e primeiro paulista e civil a se tornar presidente da recém República do Brasil.
Bairro da Vila Prudente, atualmente.
Bairro da Vila Prudente e na foto, os irmãos Falchi.

E chegamos ao fim. Para ver a outra matéria desta série, só clicar aqui. Até a próxima viagem, amigos!

Fontes:

Um comentário:

  1. Detalhe: assim como a estação Parada Inglesa (que teve alteração de nome prévia à inauguração), a estação Chácara Klabin seria chamada de "Embuaçu", com base em um projeto de expansão da linha 2 até S. Caetano. Por volta de 2002, quando o traçado foi mudado p/ o atual, mudaram o nome da tal estação pra "Chácara Klabin".

    ResponderExcluir