quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

A origem dos nomes das estações de metrô - Linha Azul

Dezembro chegou minha gente. E eu estava com saudades de escrever. A maioria das provas já passaram, mas algumas insistem em querer que eu fique. Mas enquanto eu não tenho nada para fazer (por enquanto, pois depois..). Mas eu tive uma ideia nestes dias para uma série para o blog.
Você usa o metrô? Eu uso e você, se mora em alguma cidade do país ou do mundo que tenha, certamente usa. Eu e mais de 4 milhões de passageiros em São Paulo o usamos todos os dias. E passamos por infinitas estações até chegarmos aos nossos destinos. E nunca paramos para pensar exatamente o porquê das estações terem aqueles nomes. Claro que muitos são óbvios, pois são nomes de bairros, ruas, praças e avenidas. Mas nunca sabemos exatamente o porquê daquela estação se chamar assim. Se você está assim como eu, querendo saber o significado dos nomes das estações de metrô, venha comigo para esta série.
E para começarmos, vamos com a gloriosa Linha 1- Azul. A linha mais antiga do sistema de metrô de São Paulo funciona desde de 1974 e foi totalmente concluída em 1999. Embora passou por mudanças no projeto, a linha de mais de 20 km de extensão liga o Jabaquara ao Tucuruvi. E passa por locais importantes e zonas importantes da cidade.
Pois é amigos, hora de embarcarmos nesta aventura!
Esta é mais uma matéria da série, "A origem dos nomes das estações de metrô", para ver as outras matérias, acesse aqui:
Linha Vermelha: http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_7.html
Linha Verde:http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_4.html
Linha Amarela: http://engenheirodevida.blogspot.com.br/2015/12/a-origem-dos-nomes-das-estacoes-de_30.html
Linha Lilás: Em breve!



Estação Jabaquara

Estação Jabaquara
Uma senhora estação
A mais antiga estação de metrô da cidade e a primeira estação de metrô da cidade, fica no bairro de mesmo nome. Possui interligações com o terminal rodoviário do Jabaquara, com linha para o Sul de São paulo e para a Baixada Santista e com o Terminal Intermunicipal que faz parte do corredor que vai do ABC ao Morumbi e a São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. A estação leva o nome de Jabaquara, que na língua Tupi significa "Toca de Fuga" ou "Esconderijo", da junção das palavras îaba (fuga) e kûara (toca, refúgio). Não se sabe a razão do nome,  mas provavelmente faz alusão ao quilombos que existiram na região.

Bairro do Jabaquara

Estação Conceição

Estação Conceição
Entrada da estação.
No mesmo bairro que a estação anterior, a estação que fica próxima da sede daquele banco com nome de cidade mineira foi construída sob a antiga Estrada da Conceição, que ligava a cidade de São Paulo ao atual município de Guarulhos (minha cidade, ae), que até o ano de 1906 se chamava Conceição, derivado de sua antiga denominação Nossa Senhora da Conceição. Daí, a estação herdou o nome.



Estação São Judas

Estação São Judas
Fachada da Estação.
A estação São Judas fica entre os bairros do Jabaquara e da Saúde. O seu nome é devido ao fato da Paróquia São Judas Tadeu (padroeiro das causas impossíveis) estar próximo da Estação.
Santuário de São Judas Tadeu, próxima a estação.

Estação Saúde

Totem da estação.
A Estação leva o nome do bairro/distrito da Saúde, que é uma simplificação do antigo nome "Nossa Senhora da Saúde", a veneração de Maria para os doentes, muito popular em Portugal. Um dado curioso é que o nome saúde coincide com o elevado número de farmácias da região, o que leva a cre que o nome venha delas (ou as farmácias usam o nome do bairro como Marketing).

Nossa Senhora da Saúde, que deu origem ao nome do bairro.

Estação Praça da Árvore

Estação Praça da Árvore
Totem da estação próximo das árvores.
A estação está localizada na praça de mesmo nome, que fica no bairro da saúde. O que hoje é uma praça, foi um bosque até o século XIX, conhecido como "Bosque da Saúde" (que é o nome de um dos bairros do distrito Saúde) e uma estação de trem com o nome "Praça da Árvore", que não era um nome oficial (era um nome popular) que pegou de vez!
Ao fundo da imagem, o Bosque da Saúde.

Estação Santa Cruz

Estação Santa Cruz
Vista de Cima
Não pensem que o Shopping de mesmo nome originou o nome da Estação. A estação que futuramente será ligada com a Linha 5 - Lilás, recebeu este nome devido a Rua Santa Cruz, próxima a estação. Mas a curiosidade maior é que a Igreja da Nossa Senhora da Saúde fica próxima a estação, e não próxima da estação Saúde (devido ao fato da mudança de distrito do local, que ficava na Saúde e hoje fica na Vila Mariana).

Vista da Rua Santa Cruz, aonde fica a Subprefeitura da Vila Mariana.

Estação Vila Mariana

Estação Vila Mariana
Saída da estação na Avenida Lins de Vasconcelos.
Foi a última estação da linha em 1974. Localizada no bairro/distrito/subprefeitura de mesmo nome, a Mariana da estação é uma junção dos nomes Maria e Ana. As fulanas eram respectivamente, esposa e sogra de Carlos Eduardo de Paula Petit, coronel, vereador e juiz de paz que comandava a região. O bairro era anteriormente chamado de Colônia e antes disso, de Cruz das Almas.

Na imagem, o coronel Carlos Petit,que fundou o bairro atual e o
nomeou em homenagem a mulher e a sogra

Estação Ana Rosa

Estação Ana Rosa
Totem da Estação
Ligada a Linha 1 e a Linha 2 - Verde, a estação leva o nome do Largo Dona Ana Rosa, que poderia ser uma homenagem a minha querida avozinha (que mora perto da estação). Mas , infelizmente não é. A Dona Ana Rosa do largo e da estação é Ana Rosa de Araújo Galvão, filantropa do século XIX que na velhice doou 3/4 de sua riqueza para ajudar crianças carentes e abandonadas. Apesar da estação ser na Vila Mariana, o instituto com o nome Ana Rosa fica do outro lado da cidade, na Vila Sônia.

Instituto Dona Ana Rosa, em homenagem a filantropa.

Estação Paraíso

Estação Paraíso
Saída da Estação.
Inaugurada em 1975 e hoje ligada a Linha 2 - Verde, a estação leva o nome da Rua do Paraíso. O detalhe é que a estação sobreposta não possui saída para a rua citada. Apesar disso, o nome Paraíso faz referência ao bairro Paraíso, que leva o nome do antigo Largo do Paraíso, que hoje é a Praça Oswaldo Cruz, ali próximo da Avenida Paulista.

Praça Oswaldo Cruz, que antes se chamava Largo do Paraíso

Rua do Paraíso.

Estação Vergueiro

Estação Vergueiro
Saída da Estação, próxima do Centro Cultural de São Paulo.
A estação leva o nome da Rua Vergueiro, que ao contrário da Estação Paraíso, tem saída para a rua. A Rua Vergueiro leva o nome de Nicolau José de Campos Vergueiro, barão e filho do senador dos tempos de império Nicolau Pereira de Campos Vergueiro. A rua que antes ligava São Paulo a Santos (que hoje é chamada Caminho do Mar), hoje liga a Liberdade ao Sacomã.
Senador Vergueiro.

Rua Vergueiro, próxima a estação.

Estação São Joaquim

Estação São Joaquim
Estação São Joaquim.
Outra estação com o nome tirado de rua, desta vez da Rua São Joaquim, importante rua do bairro da Liberdade. São Joaquim é o nome católico de Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus. futuramente, a estação será ligada com a Linha 6 - Laranja.

Rua São Joaquim.

Estação Liberdade

Estação Liberdade
Totem da Estação.
A estação localizada no coração do bairro da Liberdade, na praça de mesmo nome. O bairro conhecido hoje por ser o maior reduto oriental de São Paulo, tem seu nome originado pelo fato da região se chamar Campo da Forca. A região tinha esse nome pois as execuções por forca aconteciam ali. Mas no século XIX< um condenado chamado Francisco José das chagas, conhecido como Chaguinha, escapou da forca após ela falhar três vezes. O povo gritou Liberdade e por isso, a região passou a se chamar assim. Apesar disso, Chaguinha foi morto a pauladas depois da falha da forca. Devido a isso, muitos anos depois, foi construída a atual Igreja das Almas, que fica do lado da estação.

Igreja das Almas, que fica próxima a estação.

Estação da Sé

Estação Sé
Entrada da estação.
Embora fique depois da Estação Liberdade, a Estação da Sé foi a última a ficar pronta (antes das Três últimas da linha), ficando pronta em 1978. A Estação fica no marco zero de São Paulo, na Praça da Sé. A Praça que dá nome ao bairro/distrito/subprefeitura tem seu nome originada da antiga catedral da Sé, demolida em 1911. A atual foi inaugurada em 1954 e é um dos 5 maiores templos neogóticos do mundo. A estação é uma das mais movimentadas do sistema, já que a linha 1 se liga com a linha 3 - Vermelha nesta estação.

Praça da Sé e ao fundo, a catedral.

Estação São Bento

Estação São Bento
Ao fundo, o Mosteiro de São Bento.
A Estação sobreposta (como a Paraíso) tem várias entradas e saídas. O nome vem do Mosteiro de São Bento, pertencente a ordem dos beneditinos. Localizada na região, dá nome ao largo  e a rua de mesmo nome. O atual mosteiro é de 1922, mas o local é habitado pelos monges beneditinos desde o período colonial. 

Estação da Luz

Estação Luz
Entrada da estação.
A estação mais movimentada da Linha Azul, com ligações com a Linha 4 do metrÕ e com as linhas 7 e 11 da CPTM, a estação leva o nome da Estação da Luz, estação central da antiga linha de ferro Santos-Jundiaí (ou São Paulo Railway). A estação inaugurada em 1867, foi construída pelos ingleses e seu formato é semelhante ao Big Beam, o famoso relógio inglês. Após reformas, a estação está de pé e ainda ativa, com as linhas da CPTM e embaixo, o metrô. Mas o nome Luz vem de Nossa Senhora da Luz, um título da Virgem Maria que era venerado pelos fundadores do bairro.
Estação ferroviária da Luz.

Nossa Senhora da Luz.

Estação Tiradentes

Estação Tiradentes
Entrada da estação.
A Estação está localizada no bairro do Bom Retiro e recebe o nome da Avenida Tiradentes, importante avenida da região e que faz parte do Corredor Norte-Sul. Já o nome Tiradentes é de um dos personagens da Inconfidência Mineira, que foi a primeira tentativa de independência do país. Tiradentes era o apelido do dentista Joaquim José da Silva Xavier, que foi enforcado no dia 21 de abril de 1792, data que hoje é o feriado em sua homenagem.

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Avenida Tiradentes, uma das mais movimentadas de São Paulo.

Estação Armênia

Estação Armênia
Entrada da estação.
Primeira estação da linha que é elevada, a estação Armênia tinha outro nome até 1985. Inaugurada em 1975 com o nome Ponte Pequena (alusão a ponte da Avenida Tiradentes sob o Rio Tamanduateí, pequena em relação a antiga Ponte Grande sob o Rio Tietê), a estação mudou de nome em homenagem a comunidade armênia de São Paulo, que ajudou a desenvolver aquela parte do bairro do Bom Retiro. Na praça de mesmo nome, há um monumento em homenagem aos mortos no genocídio armênio (que vitimou mais de 1 milhão de pessoas depois da I Guerra Mundial), Há vitrais com letras em armênio na estação.

Monumento em homenagem aos armênios.

Estação Portuguesa - Tietê

Estação Portuguesa Tietê
Estação vista de cima.
A estação recebeu estes dois nomes em períodos distintos. Quando foi inaugurada em 1975, tinha o nome de Tietê, nome devido a proximidade (fica a 200 m) do Rio Tietê, o maior rio do Estado. Tietê significa "água verdadeira" em Tupi. Já o nome Portuguesa foi dado em 2006, em homenagem a Portuguesa de Desportos, clube de futebol que tem seu estádio (o Canindé) próximo a estação. 

Rio Tietê, que passa perto da estação.
Estádio do Canindé, que pertence a Portuguesa. Estádio fica próximo da estação.

Estação Carandiru

Estação Carandiru
Entrada da estação.
A Estação que é muito associada por no passada estar ao lado do presídio do Carandiru, o maior presídio de São Paulo até então e palco de um massacre de 112 presos em 1992, leva o nome do bairro onde está. Carandiru é o nome de um córrego que passa por trás da estação, sendo o nome de origem Tupi-Guarani, mas seu significado varia de "abelha de carnaúba" ou "prisão de índio semelhante a senzala". Mas atualmente, é ligado ao antigo presídio, hoje demolido e que deu origem ao Parque da Juventude.

Córrego do Carandiru, que dá nome ao bairro da estação

Estação Santana

Estação Santana
Entrada da Estação.
A estação foi a última da linha de 1975 até 1998. A estação, que também é a última estação elevada da linha fica no meio do bairro/distrito/subprefeitura de Santana. O nome do bairro tem origem da antiga fazenda Sant'Ana, grande fazenda que existiu desde os tempos coloniais e pertencia aos jesuítas. A fazenda originou o bairro atual.

Antiga Fazenda Sant'Ana, que deu origem ao bairro de Santana.

Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna

Estação Jardim São Paulo-Ayrton Senna
Proximidades da estação.
A estação é a primeira das três estações inauguradas em 1998. Localizada no bairro de mesmo nome, na parte mais nobre do bairro de Santana, leva ainda (desde 2011) o nome do piloto tri campeão mundial de F1 e considerado um herói brasileiro, Ayrton Senna, que nasceu e viveu no bairro. Embora o nome Ayrton Senna já esteja em vários lugares de São Paulo e no Brasil, a população do bairro aceitou a mudança da estação que fica dentro do Parque Domingos Luís.

Vista do bairro de Jardim São Paulo.
Ayrton Senna, herói brasileiro e morador do bairro.

Estação Parada Inglesa

Estação Parada Inglesa
Vista da estação.
A estação deveria se chamar Pauliceia, mas ficou mesmo com o nome do bairro e da antiga estação Parada Inglesa, que fazia parte da antiga Estrada de Ferro da Cantareira, que ligava o centro de São Paulo a Zona Norte e chegava até Guarulhos (que hoje nem trem e metrô tem mais). A linha, conhecida pela música "Trem das 11" passava pelo traçado da Linha Azul e chegava a bairros como Jaçanã e Tremembé possuía uma estação chamada Parada Inglesa, que ficava a 300 m da atual estação de metrô. O fato de ter "Inglesa" no nome faz referência ao inglês Wiliam Harding, morador da região que possuía uma grande fazenda na região (no séc. XIX, é claro), em que a estação ficava. Daí o nome icônico.

Parada Inglesa
Antiga estação Parada Inglesa, que ficava nas terras de William Harding.

Estação Tucuruvi

Estação Tucuruvi
Entrada da Estação.
A última estação da linha está localizada no bairro/distrito/subprefeitura de mesmo nome. O nome Tucuruvi é mais um de origem indígena e que também foi estação do Trem da Cantareira. O nome Tucuruvi vem do tupi, da junção das palavrass tukura (gafanhoto) e oby (verde). Juntando isso, dá "gafanhoto verde". O gafanhoto é ainda mascote da escola de samba do bairro, Acadêmicos do Tucuruvi.

Bairro do Tucuruvi.
   

3 comentários:

  1. AS ESTAÇÕES MAIS ESQUISITA E Q DÁ MEDO É LUZ, ARMÊNIA,CARANDIRU,PARADA INGLESA,

    ResponderExcluir
  2. Correção, a estação Conceição tem esse nome, realmente pq ali tinha uma avenida ou estrada Conceição, mas não ia até Guarulhos, ela levava até o bairro Conceição de Diadema.

    ResponderExcluir
  3. Agora que vimos à Etimologia dos vocábulos, falta só um "Tupi or Not Tupi" e convertê-los ao idioma anglicano, tornando a experiência ainda mais divertida e poliglota - além de tornar-se um guia para o modismo das mensagens auditivas férreas que tornaram-se bilíngües...

    ResponderExcluir